AV2 - 3º TRIMESTRE - CIÊNCIAS /6ºANO



ALUNO(A):_____________________________________________________ 

DATA:_____________ NOTA:_____________

PROFESSOR: Hélio Gopfert Jr                                                                            TURMA:   6º ANO                                                     


                                                                         

AVALIAÇÃO 2  DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS   –   3° TRIMESTRE


 

1. Qual é o objetivo principal do estudo da cosmologia? 

(A) Compreender a história da literatura.

(B) Investigar a biologia marinha.

(C) Explorar o funcionamento do sistema solar. 

(D) Explicar a origem e evolução do Universo.

(E) Estudar a tecnologia de informática.

_____________________________________________________

 2. Qual o nome do planeta que preenche corretamente a lacuna e o critério utilizado.

(A) Marte, por apresentar dois satélites.

(B) Plutão, a gravidade deve ter moldado o objeto em uma forma esférica ou quase esférica.

(C) Ceres, é um planeta pois  domina sua órbita

(D) Plutão, o planeta não orbita diretamente ao redor do Sol.

(E) Plutão, sua gravidade não removeu outros objetos de sua órbita. 

_____________________________________________________

 

3. Observe a ilustração e marque a alternativa que indica corretamente a teoria apresentada:

(A) Heliocentrismo.

(B) Terrocentrismo.

(C) Big Bang.

(D) Geocentrismo.

(E) Criacionismo.

_____________________________________________________

 

4. O fenômeno descrito deve-se à combinação de dois fatores: a inclinação do eixo de rotação terrestre e a:

(A) precessão do periélio terrestre.
(B) translação da Terra em torno do Sol.
(C) nutação do eixo de rotação da Terra.
(D) precessão do eixo de rotação da Terra.
(E) rotação da Terra em torno de seu próprio eixo.

_____________________________________________________

 

5. A mudança na formação das sombras ao longo do dia se deve, principalmente:

(A) Movimento do Sol ao redor da Terra.

(B) Movimento de rotação que indica as estações do ano.

(C) A sombra se formou nas suas costas, no ponto A, que corresponde ao oeste e, ao entardecer, no ponto C, ou seja, no leste.

(D) Como a garota estava virada de frente para o Sol, o ponto A corresponde ao sul e o ponto C ao norte.

(E) O ponto B corresponde a um gnômon e nada podemos informar sobre os pontos cardeais.

_____________________________________________________

 

6. Considerando a figura abaixo, apresentando as diferentes camadas geológicas da Terra, identifique a correspondência correta das camadas.

(E) I – Núcleo interno, II – Núcleo externo, III – Manto Inferior, IV – 

Manto Superior e V – Crosta.


7. Esse fenômeno natural, ao qual a informação se refere, é denominado:

(A) Aquecimento global.  

 (B) Efeito estufa.  

(C) Radiação ultravioleta.  

(D) Inversão térmica.

(E) El Niño.

_____________________________________________________

8. Observe o esquema a seguir e informe a alternativa que corresponde aos fenômenos expressos em A e B, respectivamente, na imagem, é:

 

(A) Evaporação e precipitação

(B) Diluição e pluviosidade

(C) Evapotranspiração e condensação

(D) Transpiração orgânica e formação de nuvens

(E) Bioatividade e umidificação.

_____________________________________________________

 

9. A sequência correta é:

 

(A) V-V-V-F
(B) V-F-V-F
(C) F-F-V-F

(D) V-F-F-V

(E) V-F-F-F

_____________________________________________________

 

10. Os tipos de rochas que permitem a fossilização são:

 

(A) As metamórficas, pois o metamorfismo dos solos permite a conservação da estrutura dos elementos orgânicos;

(B) As sedimentares, pois o transporte de sedimentos pelos agentes exógenos permite o soterramento dos restos orgânicos, iniciando assim o processo de fossilização. 

(C) As magmáticas, pois apenas em condições elevadas de pressão interna, causadas pelo “afundamento” dos fósseis ao longo de milhares de anos, é possível a sua formação.

(D) As ígneas, pois elas são o único tipo de rocha que apresenta uma estrutura maleável para a formação de fósseis.

(E) O processo só acontece em rochas magmáticas, pois o solo não permite a conservação de estruturas de origem orgânicas.

_____________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE - 5º ANO/CIÊNCIAS - GABARITO

Atividade 2 - Gabarito Sistema Circulatório

AV2 - 1º TRIMESTRE/2024 - 6ºANO - CIENCIAS - NORMAL GABARITO